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Motores Elétricos

Os motores elétricos são utilizados em diferentes aplicações. O trabalho do motor elétrico é converter energia elétrica em energia mecânica. Para o funcionamento seguro do motor elétrico são necessárias lubrificação e manutenção eficientes. Muitos motores encontram-se em locais de difícil acesso ou em zonas de perigo. Por essa razão, são lubrificados muitas vezes de forma irregular. Se as especificações do fabricante não forem cumpridas, o excesso de lubrificação ou a lubrificação insuficiente dos rolamentos resulta muitas vezes em danos e avarias.

 

Locais:

Fábricas de gesso, cal e cimento
Indústria pedreira
Centrais elétricas
Indústria alimentícia
Indústria da reciclagem
Indústria pesada e mineração

 

Os pontos de Lubrificação

Os pontos de lubrificação encontram-se no lado do acionamento e no lado do não acionamento dos motores elétricos. Ao relubrificar, deve considerar-se a saída de graxa antiga através de aberturas de saída, válvulas de alívio de graxa ou coletores de graxa. A falta de possibilidades de escape ou coletores de graxa demasiado cheios levam ao sobreaquecimento dos rolamentos.

 

Os desafios

Na lubrificação manual, a quantidade de graxa aplicada é doseada de forma irregular. É aplicada uma grande quantidade de lubrificante de uma vez. Isto leva momentaneamente ao excesso de lubrificação dos rolamentos. No caso de não observação dos intervalos de relubrificação, pode ocorrer lubrificação insuficiente.

  • Aquecimento do rolamento e possível risco de incêndio, dado que a graxa excessiva só é distribuída após algumas horas
  • Desativação possível através do sistema de monitorização da temperatura
  • Danos nos rolamentos devido a lubrificante insuficiente levam a paralisações indesejadas do equipamento e a custos de produção elevados
  • Custos de manutenção crescentes devido a desgaste precoce

O pessoal de manutenção está em perigo no momento da relubrificação durante a operação (de acordo com a recomendação do fabricante). A permanência em áreas perigosas ou de difícil acesso aumenta o risco de acidentes.

  • Risco de acidentes elevado
  • Desativação do motor ao entrar na zona protegida

 

As vantagens

  • A relubrificação com o motor em funcionamento minimiza o aquecimento dos rolamentos
  • Intervalos de troca planeáveis com custos reduzidos de material e pessoal
  • Segurança no trabalho aumentada devido à lubrificação automática de pontos de lubrificação de difícil acesso
  • A necessidade de lubrificante pode ser reduzida graças à distribuição precisa, reduzindo-se o impacto ambiental


As soluções

Montagem direta no ponto de lubrificação: p. ex., com perma NOVA

  • Montagem simples e rápida
  • Com baixas vibrações / choques no ponto de lubrificação
  • Com pontos de lubrificação seguros e fáceis de alcançar

Montagem indireta no ponto de lubrificação: p. ex., com perma STAR VARIO

  • Com vibrações / trepidações fortes no ponto de lubrificação (isolamento do sistema de lubrificação)
  • Para pontos de lubrificação de acesso perigoso: montagem fora da zona de perigo
  • Com pontos de lubrificação de difícil acesso

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